Qual é a importância dos cupins?

Qual é a importância dos cupins?


Os cupins cumprem funções importantes na natureza. Como usam a celulose das plantas para obter alimento, eles ajudam a decompor madeira morta. Também colaboram para aerar e drenar a terra, tarefa indispensável à fertilidade das florestas.



O cupim de montículo (Cornitermes cumulans), em especial, realiza verdadeiras obras de engenharia. O cupinzeiro tem dutos que aproveitam as correntes de ar para regular a umidade e a temperatura internas. Essa habilidade inspirou cientistas da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, a realizarem um projeto para a construção de casas ecológicas.

Infelizmente, apesar dos benefícios, esses insetos também podem causar prejuízos. O problema acontece quando eles se instalam nas cidades, tornando-se uma praga urbana.

Os cupins apresentam importância econômica, ecológica e na pesquisa científica. Economicamente podem trazer prejuízos para as edificações, do homem, para o madeiramento utilizado pelo homem, e alguns podem trazer prejuízo agroflorestal e ainda serem indesejáveis nas pastagens por determinarem um visual não estético. No entanto, a importância ecológica, reside na decomposição de madeiras mortas, na aeração, drenagem e ciclagem de nutrientes do solo, além de no caso dos montículos servirem de abrigo para vários outros animais, e também, de alimento para pássaros, morcegos, primatas e até humanos.

Na pesquisa cientifica, alguns estudos demonstram que os cupins ao digerir o principal constituinte das plantas, que é a celulose, geram um gás com grande eficiência que tem alto poder de combustão. A circulação de ar dentro do montículo através da convecção serve de modelo para a construção de casas ecológicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Características dos Cupins

Cupins podem comprometer estrutura de casa em poucos meses

Como contratar uma Dedetizadora?